top of page

EVENTOS

ACOMPANHE E 

PARTICIPE VOCÊ 

TAMBÉM! 

20/03 ATENÇÃO A DISFAGIA 

A disfagia é caracterizada pelo engasgo, tosse, saída do alimento pelo nariz, dor à deglutição, perda de peso, dispnéia, pneumonias recorrentes, as quais poderão trazer prejuízo aos aspectos nutricional, de hidratação, da saúde pulmonar, prazer alimentar e social do indivíduo. (Furia e Pelegrini, 2007). A disfagia pode comprometer clinicamente o estado do indivíduo, sendo necessário a atuação interdisciplinar dos profissionais, médico, equipe de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, dentista,  familiares e cuidadores, entre outros. 

 

16/04 DIA MUNDIAL DA VOZ 

A voz é a identidade de cada um, é a ferramenta de trabalho de muitos e faz parte das relações interpessoais. O “Dia Mundial da Voz” é comemorado no Brasil desde 1999. Porém, apenas em 2003 essa comemoração passou a ter expressão internacional, contando com diversos eventos organizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O debate sobre a o cuidado e aprimoramento da voz ganha importância a cada ano, haja vista que o número de trabalhadores que dependem desse instrumento vem aumentando. Como resultado, percebe-se o aumento de queixas de pacientes com problemas como rouquidão, perda de voz, dificuldades ou cansaço para falar. 

A ocorrência desses problemas em profissionais da voz é muito maior, como por exemplo, os professores, que são a maior população de risco – estima-se um prejuízo de cem milhões de reais ao ano por afastamento de professores devido a problemas vocais – e também, políticos, atores, cantores e operadores de telesserviços. A rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer de laringe, doença decorrente do abuso de tabaco e de bebidas alcoólicas. Ações e campanhas são realizadas desde então pelas equipes de saúde, envolvendo atividades de triagem, oficinas, palestras, panfletagem e apresentações culturais de música, canto e comunicação.

 

29/04 DIA INTERNACIONAL CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O RUÍDO 

O ruído tem sido apontado como a 3a maior causa de poluição no mundo. Por isso, na última quarta feira de abril, mundialmente, realiza-se uma ação para destacar o impacto do ruído em nossa vida cotidiana. Trata-se de um minuto de silêncio mundial que ocorre entre 14h25min e 14h26min. Ações informativas e educacionais são previstas antes ou após os 60 segundos de silêncio.

 

01/08 1ª SEMANA DE AGOSTO ALEITAMENTO MATERNO 

Desde a sua criação, em 1948, que a Organização Mundial de Saúde – OMS – tem, entre suas ações, as voltadas à saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil, sendo que por movimentos em prol de uma melhor qualidade de vida e saúde. 

A Semana Mundial da amamentação ocorre em 150 Países e, oficialmente, é celebrada de primeiro a sete de agosto.Os objetivos da Semana Mundial de Amamentação (SMAM) se apoiam no Aleitamento e os objetivos no Desenvolvimento do Milênio: Aleitamento Materno e Alimentação de Lactentes e Crianças de Primeira Infância; intensificar as ações para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, inclusive dos jovens. Anualmente um tema é proposto e abordado mundialmente, parceria entre todas profissionais de saúde, num esforço nacional, estadual e municipal.

 

14/08 ATENÇÃO A RESPIRAÇÃO ORAL  

O Departamento de Motricidade Orofacial da SBFa. instituiu o dia 14 de agosto como o Dia de Atenção à Respiração Oral, sendo 2014 o primeiro ano de comemoração do "DIA DE ATENÇÃO À RESPIRAÇÃO ORAL”. A Campanha com o slogan “Como você Respira?” tem como objetivo promover a conscientização da população sobre a Respiração. Dessa forma, na referida data serão desenvolvidas, junto à comunidade em todo território nacional, ações voltadas à promoção e educação para a saúde com foco na respiração. 

 

01/10 ATENÇÃO AO IDOSO

A partir de demandas da sociedade brasileira e fruto de intensos debates e discussões desde 1997 o Estatuto do Idoso elaborado com a participação de entidades de defesa dos direitos da pessoa idosa foi transformado em Lei nº 10.741 em 1º de outubro de 2003, ampliando os direitos e necessidades das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. O estatuto representa uma compensação pelas perdas e limitações pelas quais passam as pessoas ao envelhecer estabelecendo os direitos e assegurando-os como dever não só da família. Citando alguns contextos em que a Fonoaudiologia possui importante atuação:a diminuição da audição durante o processo de envelhecimento afeta a qualidade de comunicação do idoso, levando ao isolamento social; no envelhecimento emissão da voz fica instável, trêmula, e com nítido aumento de nasalidade. O processo de envelhecimento por si só não causa disfagia (dificuldades de deglutição), contudo esta pode estar presente devido a algumas doenças infecciosas, crônicas ou degenerativas levando a desnutrição, desidratação e aspiração;a alteração na capacidade de escrever, falar, ler ou entender o que os outros dizem, muitas vezes é conseqüência de doenças às quais o idoso é mais susceptível. A falta destas habilidades prejudica sobremaneira seu desempenho social, comprometendo sua identidade, auto-estima e qualidade de vida. Ações para promover atividades comunicativas ou de orientação serão organizados pela equipe de fonoaudiologia, profissionais da saúde e familiares.

 

22/10 ATENÇÃO A GAGUEIRA

A gagueira é um distúrbio universal com incidência em 4% da população mundial e 5% da população brasileira (Instituto Brasileiro de Fluência/IBF, 2006-2007). A gagueira do desenvolvimento tem início na infância (Yairi e Ambrose, 1999; Suresh et al, 2006), podendo começar dos 18 meses até os 12 anos, ou seja, durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem (Andrade, 2006), e se caracteriza como uma desordem crônica (Yairi e Ambrose, 1999; Suresh et al, 2006).

 

10/11 CAMPANHA NACIONAL DE SAÚDE AUDITIVA

Em seu terceiro ano consecutivo, a Campanha Nacional da Saúde Auditiva promove ações em todo país. No dia 10 de novembro será comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez. Mais uma vez, a Campanha Nacional da Saúde Auditiva pretende levar informação e educação sobre saúde auditiva para população. Nesse mês teremos ações de atendimento e palestras em todo o Brasil. A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns na população brasileira. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Otologia, de cada mil crianças nascidas no país, três a cinco já nascem com deficiência auditiva. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 15 milhões de brasileiros têm problemas auditivos.
 
 
Referências:
 
Furia CLB; Pelegrini P. Distúrbios alimentares e disfagia. http://www.portaldoenvelhecimento.net/pforum/aptv21.htm,2007.
 
Suresh R, Abrose NG, Roe C, Pluzhnikov A et al. New Complexities in the Genetics of Stuttering: Significant Sex-Specific Linkage Signals. The American Journal of Human Genetics, v. 78.April, 2006.
 
Yairi E; Ambrose NG. Early chilhood stuttering I: persistency and Recovery rates. Journal of Speech, Language, andHearing Research, v. 42, out., p. 1097-1112. 1999.
 
 
 
 
bottom of page